Nissan e Firjan vão formar 450 profissionais em manutenção de carros elétricos

Douglas baltazar • 19 de março de 2025

Investimento será de R$ 3,3 milhões; programa beneficiará jovens de cidades do Sul Fluminense


A Nissan do Brasil lançou, nesta segunda-feira (17), o “Projeto de Formação Profissional para Manutenção de Veículos Eletrificados”, com um investimento de R$ 3,3 milhões até 2030. A iniciativa visa formar jovens e adultos do sul do estado do Rio de Janeiro, por meio de uma parceria com a Firjan SENAI. Este é o primeiro curso gratuito de qualificação profissional em manutenção de veículos eletrificados do Brasil.

Fernando Flórido, diretor de Assuntos Externos, Governamentais e Sustentabilidade da Nissan do Brasil, destacou o compromisso da empresa com o desenvolvimento local das comunidades onde está presente: “Guiados pelo nosso plano global Ambition 2030, buscamos contribuir para um mundo mais limpo, mais seguro e mais inclusivo, com forte compromisso em promover o desenvolvimento local das comunidades onde estamos inseridos. Ao sermos pioneiros no país em investir neste tipo de formação profissionalizante buscamos aumentar a empregabilidade, a inclusão social dos jovens e adultos da região Sul Fluminense, e também contribuir para a sustentabilidade e desenvolvimento econômico das comunidades”, afirmou o executivo, durante o evento de lançamento na Firjan SENAI Resende.

O programa beneficiará até 300 jovens e adultos a partir de 18 anos, moradores dos municípios de Barra Mansa, Resende e Quatis. Também será oferecida uma turma voltada para a formação de agentes públicos da região Sul Fluminense, onde está localizado o Complexo Industrial da Nissan, em Resende. A unidade fabril completará 11 anos em abril e está em fase final de preparação para a produção de dois novos veículos utilitários esportivos (SUVs) e um motor turbo.

Com duração de 360 horas, o curso será ministrado pela Firjan SENAI Resende, com instrutores treinados pela equipe da Nissan. “Nosso time recebeu os professores do Senai no Centro de Treinamento de Jundiaí, em São Paulo, local onde treinamos os profissionais da nossa rede de concessionários. Foi uma oportunidade bastante especial para o aperfeiçoamento desses profissionais quanto às tecnologias eletrificadas”, explicou Flórido. Além disso, a Nissan doou duas unidades do veículo 100% elétrico, Nissan LEAF, para as aulas práticas nos laboratórios da Firjan SENAI Resende.

Paulo Dinis, vice-presidente da Firjan Sul Fluminense, ressaltou a importância do projeto para o setor de eletromobilidade, destacando que a transição para a mobilidade elétrica envolve mudanças culturais e econômicas. “Este projeto representa um passo significativo rumo à mobilidade sustentável e à descarbonização do setor de transportes, alinhando-se às tendências globais que buscam um futuro mais verde e tecnológico. A parceria entre a Firjan SENAI e a Nissan do Brasil reforça como a colaboração entre instituições e empresas pode impulsionar a inovação e o desenvolvimento tecnológico, sempre com foco na sustentabilidade”, afirmou.

O “Projeto de Manutenção de Veículos Eletrificados” reforça o compromisso da Nissan com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente os relacionados à Educação de Qualidade (ODS4) e ao Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS8).

Desenvolvimento social por meio da educação

A Nissan tem investido em projetos sociais no Sul Fluminense, com foco na educação de crianças e jovens. Durante o ano fiscal de 2024, a fabricante implementou 20 iniciativas que beneficiaram mais de 5 mil pessoas no Brasil. Entre os programas, destacam-se o “Escola Verde” e o “Trânsito Seguro e Sustentável”, alinhados aos pilares de Sustentabilidade. A Nissan também firmou um contrato de R$ 6,1 milhões para investir no Profi-san, que oferece educação profissionalizante em programação de Jogos Digitais para jovens de Itatiaia, na região Sul Fluminense. Além da qualificação profissional gratuita, a iniciativa envolveu melhorias nas instalações da escola, com a construção de laboratórios de informática e a promoção de acessibilidade para alunos com deficiência.



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