Volta Redonda: Faltas em exames de mamografia dificulta atendimento na rede pública de saúde

Volta Redonda: Faltas em exames de mamografia dificulta atendimento na rede pública de saúde

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda informou que o número de pessoas faltosas em exames de mamografia está prejudicando o atendimento na rede pública municipal. Segundo o último relatório emitido pela pasta, no período de 20 de setembro a 15 de outubro, das 904 mamografias marcadas por meio das Unidades de Saúde, apenas 467 foram confirmadas, apresentando 51% de abstenção.

A realidade do número de faltas também ocorre na Policlínica da Mulher, localizada no bairro Aterrado. Das 597 mamografias marcadas durante o mesmo período, somente 277 foram confirmadas, o que indica 46% de abstenção. De acordo com a Secretaria de Saúde de Volta Redonda, o número de faltas compromete a prestação do serviço na rede e prejudica o acesso de mulheres à espera do procedimento.

A pasta ainda ressalta que as equipes fazem contato com as pacientes por telefone sendo importante o comparecimento na data do exame agendado. Em caso de dúvidas, as mulheres podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

Para ter acesso ao exame de mamografia e a outros procedimentos de prevenção ao câncer ginecológico na campanha “Primavera Rosa”, as moradoras de Volta Redonda devem procurar uma das 46 Unidades de Saúde e da Família ou a Policlínica da Mulher, de 08h às 16h.

Foto: PMVR