Vacinação contra a gripe começa na próxima quarta-feira no estado do Rio

Vacinação contra a gripe começa na próxima quarta-feira no estado do Rio

A campanha de vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe, começou nesta segunda-feira (12) em todo o país. Porém, no estado do Rio de Janeiro, a imunização terá inicio na próxima quarta-feira (14). Neste ano, devido à campanha de vacinação contra a Covid-19, os idosos não estão incluídos no grupo prioritário para receber a imunização contra o vírus da gripe.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, a expectativa é que a campanha de vacinação possa atingir 90% do público prioritário, aproximadamente 6,8 milhões de pessoas em todo território fluminense.

Crianças maiores de seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde compõem o público que recebera a imunização contra o vírus da gripe, na primeira fase da campanha de vacinação.

Simultaneamente, ocorre no país à campanha de imunização contra a Covid-19 e alguns cuidados devem ser tomados. Confira as recomendações da Secretaria de Estado de Saúde:

O intervalo entre a aplicação das vacinas deve ser de pelo menos 15 dias. Assim, quem tomar a vacina contra a gripe deve esperar 15 dias para receber a dose contra Covid-19; quem receber a primeira dose da CoronaVac precisa aguardar 45 dias para se vacinar contra gripe; já quem tomar a Oxford-AstraZeneca vai esperar 15 dias para ser vacinado contra gripe. Pessoas com diagnóstico e/ou sinais sugestivos de gripe ou Covid-19 devem aguardar 15 dias após o fim dos sintomas para se vacinar.